Páginas

5 de novembro de 2017

EREFIL - Região Sul, 2017.

No texto que se segue, tratarei sobre o EREFIL (Encontro Regional dos Estudantes de Filosofia), o evento mais amor que já tive a honra de participar:

 “Passei os três dias do evento viajando - literal e figurativamente. Aquele lugar possuía uma vibe que eu nunca senti antes em minha vida. Ou melhor, o lugar não, o que proporcionava aquela energia eram mesmo as pessoas. 
Os dias que antecederam a ida ao evento foram corridos e estressantes: quando tudo parecia estar certo, novos impedimentos apareciam. Tanto que fiquei o caminho todo esperando por novos problemas no trajeto, sendo que o fim do mundo em forma de chuva que caia não ajudava em nada a melhorar essa sensação. 
Mas então, contra todos os possíveis empecilhos, chegamos à escola Érico Veríssimo em Erechim, a nossa "casa" pelos próximos dias. 
O sentimento inicial foi de completo estranhamento. Ainda havia poucas pessoas no ambiente e as que lá estavam, participavam de uma oficina de meditação. Fomos recepcionados e acompanhados primeiramente ao credenciamento, e depois a sala onde residiríamos. Duas das salas que nos foram oferecidas já estavam cheias, então acabamos optando por uma terceira, em que fomos os primeiros a chegar. Mas o estranhamento permanecia, e o pensamento de: "meu deus, onde fui me meter?, agora que estou aqui, terei que passar os próximos três dias nesse local, a 300km de casa e com esse pessoal que mal conheço", tudo isso incluindo os colegas que estavam junto comigo, os quais até então nunca havia tido muita proximidade.
Na verdade não sei ao certo em que momento aquilo tudo passou a ser considerado “casa” e por que não, até uma "família" (cá entre nós, a mais louca família). Talvez tenha sido no primeiro dia do evento, à tarde, deitados na grama do pátio da UFFS, sob o sol e aquela vista linda do lago, com uma ótima trilha sonora. Ou talvez tenha sido no mesmo período do dia seguinte, só que em oposição ao primeiro, com a chuva que caía.
Talvez tudo se deva às viagens de ida e volta até a universidade, com aquela galera alto astral, que era capaz de tirar músicas em qualquer lugar de qualquer coisa possível de ser batucada. Quanta gente talentosa em um único lugar! Quantas referências musicais, literárias, humanas, (...) que levarei depois desse evento.
Ênfase também para o sarau. Gente, o que foi aquele sarau? Aquilo tudo renovou minhas energias de tal forma que até agora é difícil dissipar aquela sensação e voltar para a realidade.
Claro, não esquecendo também das conversas até altas horas da madrugada e porque não, até do galo. Saímos da colônia e a colônia não sai da gente. E a festa... Bem, a galera soube fazer uma festa digna de ficar para a história.
Enfim, precisava registrar parte desses momentos, que em sua totalidade, constituíram a experiência mais incrível da minha vida (e tenho certeza que de tantas outras).
Sou extremamente grata a todos que tornaram isso possível. 
Agora partiu fazer memes, que tenho muito material.”

EREFIL – Região Sul, 2017. Ocorrido nos dias 12, 13 e 14/10, em Erechim – RS.

Nenhum comentário: