6 de abril de 2010

Contos de fadas?


Quando éramos crianças, fizeram a gente acreditar, por meio das histórias infantis, que o mundo seria perfeito, começaria com "Era uma vez" e acabaria com o príncipe encantado salvando a princesa, e os dois viveriam felizes para sempre em seu castelo mágico. Em que tudo seria maravilhoso: lindos bosques para relembrar o quanto a natureza é bela, um céu que pareceria construído da forma exata para agradar, e leves correntes de ar, que serviriam apenas para espalhar qualquer clima pesado que passasse sobre ali.
Depois, quando começamos perceber que a vida não se parece nada com aquelas histórias, acabamos por nos decepcionar. E que decepção! Foram sonhos diariamente sonhados e relembrados que se acabariam num piscar de olhos, para que só restassem as lembranças, tristes lembranças de quando se vivia cada dia e se era feliz apenas de pensar em como seria o dia seguinte. Mas acabou.
Como poderíamos imaginar que muitas vezes aquelas histórias acabariam por parecer um verdadeiro conto de horror, em que nossas vidas tornam-se ainda mais imperfeitas ao serem comparadas com a ficção.
Essas histórias são criadas com a intenção, para que ao menos numa época da vida, e por sinal a mais importante - a infância -, se possa ser realmente feliz, e acreditar que o mundo todo é perfeito e que nunca nada vai acabar com um final diferente da contada nos livros. Infelizmente é só ilusão. Infelizmente temos que crescer.

Nenhum comentário: